quinta-feira, 15 de abril de 2010

Interdição do Cristo Redentor

cristo-redentor-2007-08-26-08

Todos os acessos ao Cristo Redentor e ao Parque Nacional da Tijuca estão fechados devido a deslizamentos. Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, não há previsão para a reabertura.

Na terça-feira, pelo menos 283 barreiras impediam o acesso ao Cristo e ao Parque Nacional da Tijuca. Trinta homens da Guarda Municipal trabalham das 8h às 16h para desobstruir as vias interditadas, além de 12 funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

“Só no acesso ao Cristo pela estrada das Paineiras, contamos mais de 40 deslizamentos. A desobstrução não significa a reabertura do parque para a visitação”, relatou o comandante Zacarias Barbosa, do Grupo de Defesa Ambiental da Guarda Municipal.

A partir desta quarta-feira (14), a Secretaria Municipal de Obras e Conservação e a Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) também atuarão na limpeza e desobstrução da área, para que engenheiros da Geo-Rio possam fazer uma análise das encostas e avaliar as condições de risco.

Além do Cristo Redentor, o Parque Nacional da Tijuca abrange outros pontos turísticos, como a Vista Chinesa, a Mesa do Imperador e a própria Floresta da Tijuca.

Fonte: UOL Notícias

Em reportagem vista na TV ontem, dia 13 de abril de 2010, a mesma mostrava os estragos causados nos acessos ao Corcovado, inclusive sobre sua linha férrea. Divulgaram que seriam necessários em torno de 5 (cinco) milhões de reais para a reconstrução do local. Muitas barreiras caíram e em alguns trechos nem havia possibilidade de passar de um lado para o outro devido ao tamanho das “crateras formadas”. Muitos moradores foram chamados a se retirarem do local devido ao perigo de novos deslizamentos. Carros de passeio também estão proibidos. Não há como transitarem pelo local.

Após, foi informado sobre o prejuízo que a ausência de turismo irá provocar devido a interdição. Em outras palavras, quanto que a Cidade do Rio de Janeiro deixará de arrecadar.

Em 14 de abril de 2010 algumas notícias apontavam que já estariam ocorrendo esforços para a liberação das vias de acesso ao Corcovado para visitas no feriado do dia 21 de abril de 2010. (ganância pelo lucro). Isso aponta o quanto “estão” preocupados com a vida.

Estejamos atentos que a situação é séria. As imagens mostradas na TV foram catastróficas. E tudo indica que irá demorar um bom tempo, ou seja, o tempo que for suficiente para a reconstrução e liberação do local para visitas, com segurança para todos.

Os moradores da Cidade ou do Estado do Rio de Janeiro, de alguma forma já tem ou terão acesso mais rápido a estas informações. Mas os nossos visitantes de outros estados e países podem ser que ainda não as tenham obtido. Sabemos que dói, que é frustrante, que é triste, que é chocante. Mas é uma situação REAL na Cidade do Rio de Janeiro hoje. Portanto gostaria de informar que tomem muito cuidado com a pressa a visita a este local ou a localidades próximas que também foram atingidas pela chuva, a fim de que ninguém venha a se machucar de alguma forma. O perigo é real para todos nós. Vamos respeitar o tempo, evitando consequências desagradáveis.

Tenhamos fé e esperança que os acessos ao nosso querido Cristo Redentor irão se reestabelecer no tempo devido para visitas de todos que assim desejaram, com absoluta segurança. Lembremos que a vida aqui é uma só e é muito preciosa.

Nenhum comentário: