domingo, 9 de outubro de 2011

Manual para carreiras e vidas de sucesso

O empresário Steve Jobs, considerado gênio da atualidade, produziu ao longo de sua trajetória uma série de conselhos que estão entre os mais marcantes deste século

Rio - Empresas e produtos idealizados por Steve Jobs não foram as únicas heranças que o fundador da Apple deixou. Seu carisma, personalidade e a bandeira constante pela inovação o levaram a produzir conselhos que estão entre os mais marcantes deste século. Juntos, eles podem até ser encarados como um verdadeiro manual para carreiras e vidas de sucesso.
A principal lição deixada por ele é a importância de pensar ‘fora da caixa’, ou seja, enxergar além do que está na sua frente. O desejo de inovação virou ‘mantra’ e até slogan de sua empresa: ‘Pense diferente’.
Depois que descobriu ter câncer, doença que acabou lhe custando a vida, Jobs também refletiu sobre a importância de saber aproveitar cada segundo — tema de seu famoso discurso na universidade americana de Stanford, em 2005, que foi assistido mais de 4,5 milhões de vezes no ‘You Tube’.
Algumas das lições de Jobs são polêmicas, como quando ele sugere que pesquisas de opinião devem ser ignoradas ou que “é melhor ser um pirata que entrar na Marinha” — a frase foi interpretada como ode à luta da Apple contra rivais maiores na década de 80. Posteriormente, o jornal ‘Financial Times’ o definiu como ‘Pirata que comanda a Marinha’.
Quanto a seguir ou não os conselhos do gênio, ele mesmo responde: “Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E mais importante: tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles, de alguma forma, já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo mais é secundário”.

AS 20 DICAS

1 - Às vezes a vida te bate com um tijolo na cabeça. Não perca a fé. Estou convencido de que a única coisa que me fez continuar foi eu amar o que eu fazia.
2 - Você precisa encontrar o que você ama. E isso vale para o seu trabalho e para seus amores. Seu trabalho irá tomar uma grande parte da sua vida e o único meio de ficar satisfeito é fazer o que você acredita ser um grande trabalho. E o único meio de se fazer um grande trabalho é amando o que você faz.
3 - Caso você ainda não tenha encontrado (o que ama), continue procurando. Você saberá quando encontrar. E só ficará melhor e melhor ao longo dos anos.
4 - Você precisa acreditar que os pontos irão se conectar de alguma maneira no futuro. Você precisa acreditar em alguma coisa -  na sua coragem, no seu destino, na sua vida, no karma, em qualquer coisa. Este pensamento nunca me deixou na mão, e fez toda a diferença na minha vida.
5 - É o agente que faz a vida mudar. É eliminar o velho para dar espaço para o novo.
6 - Seu tempo é limitado. Por isso, não perca tempo em viver a vida de outra pessoa. Não viva pelos resultados das ideias de outras pessoas
7 - Nós apostamos em nossa visão, preferimos fazer isso do que fazer produtos do tipo 'eu também'. Deixamos as outras empresas fazerem isso. Para nós, a meta sempre será o próximo sonho.
8 - Tenha vontade, tenha juventude. Eu sempre desejei isso para mim.

9 - Continuem famintos, continuem bobos (citando livro de contracultura da década de 60).
10 - Você não pode perguntar sempre aos clientes qual vai ser a próxima grande coisa. Existe uma frase de Henry Ford (empresário que revolucionou a indústria automobilística) que diz: 'Se eu perguntasse aos meus clientes o que eles queriam, eles responderiam  'um cavalo mais rápido'".
11 - Se você é um carpinteiro, não precisa usar madeira vagabunda na parte de trás de um armário porque as pessoas não a enxergarão. Você sabe que está lá. Então, use um pedaço de madeira bonito ali. Para você dormir bem à noite, a qualidade deve ser levada até o fim.
12  - Seja um parâmetro de qualidade. Algumas pessoas não estão acostumadas a um ambiente em que a excelência é esperada.
13 - Você quer passar o resto de sua vida vendendo água com açúcar ou quer ter a chance de mudar o mundo?
14 - A inovação distingue um líder de um seguidor.
15 - Meu trabalho não é ser fácil com as pessoas. Meu trabalho é pegar essa gente maravilhosa que temos, apertá-la e fazê-la ainda melhor.
16 - Por que entrar para a Marinha quando você pode ser um pirata?
17 - Sou tão orgulhoso das coisas que não fazemos quanto das coisas que fazemos.

18 - Quando uma ideia boa aparece, parte do meu trabalho é ver o que pessoas diferentes pensam dela.
19 - Se você faz alguma coisa e ela fica muito boa, então você deveria fazer outra coisa maravilhosa, e não ficar atolado na primeira por muito tempo.
20 - Lembrar que eu estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que encontrei para me ajudar a fazer grandes escolhas na vida. Quase tudo - as expectativas externas, o orgulho, o medo de se envergonhar ou de errar -  cai diante da face da morte. Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira para saber evitar pensar que tem algo a perder. Você já está nu. Não há razão para não seguir o seu coração.

Reportagem de Clarissa Mello e João Ricardo Gonçalves

Fonte: o dia on line

Buscar o aprendizado ou viver estagnado?

Como diz o ditado: “cobra que não anda, não engole sapo.”

Bom, cada um tem a sua “filosofia de vida”. A minha é: alimentar o saber é o principal passo para a  realização dos sonhos.